A Lavradores de Feitoria – produtor duriense cujo portefólio é composto por cinco marcas: ‘Lavradores de Feitoria’, ‘Gadiva’, ‘Três Bagos’, ‘Meruge’ e ‘Quinta da Costa das Aguaneiras’ – acaba de lançar as novas colheitas de branco e tinto da sua marca de entrada de gama. Os DOC Douro ‘Lavradores de Feitoria branco 2013’ e o ‘Lavradores de Feitoria tinto 2012’ já podem ser apreciados de Norte a Sul do país.
A colheita de 2013 do ‘Lavradores de Feitoria branco’ revela um vinho bastante frutado e saboroso. No nariz é marcado pela fruta e pela densidade aromática, salientando-se os citrinos, o melão e nuances de ananás. Com uma boa acidez e mineralidade, suportada por sabores de fruta fresca como ameixa branca e ananás, é branco muito equilibrado, feito a partir de malvasia fina, síria (também conhecida como roupeiro) e gouveio.
O ‘Lavradores de Feitoria tinto 2012’ apresenta uma cor vermelha rubi, brilhante e atraente. Muito exuberante, é bastante frutado, limpo e com a fruta madura típica do Douro, lembrando amora silvestre e ameixa preta. É muito elegante e vinoso. No paladar, é suave, fresco e muito aromático. Equilibrado, tem taninos suaves e uma excelente acidez. Em suma, é um tinto saboroso e frutado, com um final fresco e harmonioso, características conseguidas pelo blend das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Barroca.
São ambos vinhos frescos e frutados para consumo jovem. Estão disponíveis em garrafa de 750 ml (PVP € 3,99) e também em bag-in-box especialmente para os países nórdicos, que preferem este formato por uma questão ambiental.