A FILOSOFIA
um cunho do carácter do douro
-
Na Lavradores de Feitoria são produzidos vinhos de lote e o que chamamos vinhos de terroir. Os primeiros – sob as marcas Lavradores de Feitoria, Gadiva, Cheda e Três Bagos – são feitos a partir de uma rigorosa selecção das uvas das diversas quintas e revelam a complexidade, a riqueza e a tradição de lote dos vinhos do Douro. Já os vinhos de terroir, nos quais se incluem as marcas Meruge, Vinha do Sobreiro e Quinta da Costa das Aguaneiras, pretendem reflectir o carácter e individualidade de uma determinada parcela de vinha.
-
A proposta da Lavradores de Feitoria surge quando o Douro se afirma como valor vitivinícola mundial, reforçando dois adjectivos para os vinhos da região: a elegância e o equilíbrio.
Todos os vinhos da Lavradores de Feitoria – desde o grande consumo até à grande guarda – são equilibrados, elegantes e orientados para a boa gastronomia, mas sempre com um cunho do carácter do Douro. Deve esperar-se, e exigir-se, a personalidade forte de cada marca enquanto expressão de terroir, de conceito, ou mesmo de fantasia.
LAVRADORES DE FEITORIA BRANCO 2023
Cor: Palha limão
Nariz: Muito fresco e aromático, é elegante e frutado. Apresenta notas de frutos secos, como a pera e o ananás, e frutos tropicais.
Boca: A entrada é fresca, frutada. Com boa acidez e mineralidade, apoiado por notas de alperce e citrinos maduros. Muito vibrante e com um final muito equilibrado.
LAVRADORES DE FEITORIA ROSÉ 2023
Cor: Rosa líchia.
Nariz: Elegante, harmonioso e bastante frutado. Apresenta fruta fresca do tipo morango, com nuances frescas de alperce e cereja.
Boca: Fresco, elegante e bastante frutado. Com um agradável sabor de frutos silvestres, como framboesa e cereja e nuances de alperce, é um rosé leve e fresco.
LAVRADORES DE FEITORIA TINTO 2022
Cor: Vermelho vivo brilhante.
Nariz: Exuberante, limpo e bastante frutado, apresenta uma fruta madura bem típica dos tintos do Douro. Presença de amora silvestre e ameixa preta.
Boca: Fresco e frutado. Suave e muito elegante, com uma acidez equilibrada, taninos macios e aveludados. Pleno de fruta, apresenta um final fino e vibrante.
BAGOS RIESLING BRANCO 2017
Cor: Viva, palha limão.
Nariz: Fino e elegante, logo de início surgem notas frescas de fruta de polpa branca e algumas notas florais, acompanhadas de um toque apetrolado, bem característico da casta.
Boca: Muito fresco e mineral, apresenta sabores a fruta, como pera e algum ananás, suportados por um boa acidez, o que lhe proporciona um excelente equilíbrio. Bastante harmonioso, promete uma boa evolução.
TRÊS BAGOS SAUVIGNON BLANC 2023
Cor: Viva, Citrino limão
Nariz: Exuberante, é bastante aromático e fresco. Manifesta notas de fruta tropical, como o ananás, a contrastar com fruta de polpa branca, como o melão, complementadas com ligeiras nuances vegetais a
lembrar espargos.
Boca: Com entrada fresca, revela-se muito frutado e equilibrado. Apresenta uma boa acidez, suportada por sabores a fruta madura, com algumas notas tropicais, que o caracterizam e lhe conferem equilíbrio. Final longo e persistente. Boa capacidade de evolução.
TRÊS BAGOS RESERVA BRANCO 2023
Cor: Citrina e palha brilhante.
Nariz: Muito elegante, aromático e intenso. Um pouco mineral, cheio de fruta fresca, como a pera e o ananás. Tem também notas de citrinos e alguma baunilha, o que lhe confere complexidade.
Boca: A entrada é fresca, cheia de fruta e excelente acidez. Bastante mineral, complexo e com um final longo e elegante. Promete longevidade.
TRÊS BAGOS RESERVA TINTO 2020
Cor: Vermelho vivo.
Nariz: Bastante aromático, fino e elegante. Apresenta aromas a frutos vermelhos bem maduros do tipo ameixa vermelha, alguma cereja e amora silvestre, com madeira discreta e bem integrada, contribuindo para a sua complexidade e enriquecimento aromático.
Boca: Muito rico, com destaque para os frutos vermelhos bem maduros. Presença de taninos, suaves e equilibrados por uma boa acidez e estrutura. Complexo, com um final suave e muito agradável.
MERUGE BRANCO 2022
Cor: Palha citrino.
Nariz: Muito fresco e aromático, é elegante, rico e complexo. Com uma madeira muito bem integrada, apresenta aromas de fruta fresca, como pera e marmelo, e ligeiras nuances de ananás. Á medida que abre no copo, libertam-se aromas e especiarias e frutos secos, que o tornam muito rico e bastante interessante.
Boca: Bastante fresco e frutado. Apresenta um excelente equilíbrio entre estrutura e acidez, suportada por uma fruta branca, com alguns frutos secos e ligeiro abaunilhado, fruto do estágio em madeira. Éexpressivo e harmonioso. Com um final longo e persistente, pela sua
frescura, promete longevidade.
MERUGE TINTO 2020
Cor: Viva, pouco profunda, com nuances avermelhadas.
Nariz: Muito rico e elegante, predomina o caracter frutado, com aromas afruta fresca do tipo cereja, amora e algum cassis, bem suportados por aromas a especiarias como café e baunilha, que lhe confere complexidade e finesse.
Boca: É fresco, apresenta notas aromáticas a frutos vermelhos, acidez equilibrada, taninos suaves e aveludados, o que o torna muito elegante, com um final longo e persistente. Muito equilibrado, promete longevidade.
VINHA DO SOBREIRO TINTO 2017
Cor: Vermelha viva, com menisco avermelhado
Nariz: É fino, elegante, floral e frutado. A madeira muito discreta e bem integrada contribui para a sua complexidade e enriquecimento aromático.
Boca: Equilibrado e repleto de notas aromáticas, que lembram frutos vermelhos maduros. Tem uma acidez viva, mas equilibrada, taninos suaves e um final bastante longo e muito agradável.
QUINTA DA COSTA DAS AGUANEIRAS TINTO 2019
Cor: Vermelha viva, intensa e profunda
Nariz: Bastante frutado, é intenso, complexo, salientando-se aromas de fruta vermelha madura, como amora, ameixa e ligeiro cássis, com notas de frutos secos e baunilha, provenientes do seu estágio em madeira.
Boca: A primeira sensação é fresco, pleno de fruta e equilibrado. Comuns taninos suaves, apresenta uma boa acidez e uma excelente estrutura, que lhe proporciona um bom final de boca, fresco e longo.
TRÊS BAGOS GRANDE ESCOLHA TINTO 2017
Cor: Vermelho vivo, intenso quase opaco
Nariz: Intenso e exuberante, é frutado, muito rico em aromas de fruta escura bem madura e em especiarias, provenientes do seu estágio em madeira. Harmonioso e bastante complexo.
Boca: Com uma entrada fresca e volumosa, é frutado, elegante, taninos suaves de grande nível e uma excelente acidez, que lhe confere um perfeito equilíbrio. Esta combinação equilibrada de poder e elegância contribuirá para o seu potencial desenvolvimento. Pelo seu equilíbrio beneficiará com alguns anos em garrafa.